segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Um fim de semana antes do pleito - pensando a eleição no calor da decisão

Segunda - doa 20/10/2014

Começou a semana da vitória, dos 4 ou 5 pontos da vitória. O quadro está se alterando? Nem tanto, nem tanto ... . Como Dilma irá se deslocar aqui em direção a uma frente pequena, mas consistente, restará a Aecio dois movimentos: ir desesperado de volta às suas "bases" de SP e MG, que não serão suficientes para ele. O outro é buscar recuperar eleitores que migraram de última hora para ele entre o fim do primeiro e o inicio do segundo turno e que não ficaram. Isto também não é uma boa notícia para ele, pois a fluidez desse eleitor, se ele veio e saiu, favorece Dilma na tábula de comparações entre seu governo e o "nada" lacerdista de Aécio. Assim, restam os poucos indecisos. Estes são a incógnita de sempre. Mas vejamos: Marina demorou tanto a apoiar que tornou-se irrelevante; não que não fosse antes, mas havia a ilusão de "seguidores". Como já escrevi antes, eles não existem no número que muitos esperam. Pelo lado da campanha "mar de lama" talvez o tema comece a impacientar o eleitor. Da mesma maneira que em uma peça, pode ser que a curva de agressividade e virulência tenha chegado ao topo ate sábado. Se isto é verdade, a semana será mais corrida e menos agressiva no tom por parte dos candidatos. Se ela se tornar mais propositiva, como dizem do debate de ontem, melhor para Dilma que para Aécio. COm tudo isso, vamos aguardando, com a certeza do lado que escolhemos - e, sim, caro ingênuo espectador da politica, segundo turno tem lado (ou então vote nulo) - e a serenidade de quem nunca duvidou, em base reflexiva, que Dilma vencerá de 4 a 5 pontos no domingo. Bom dia a todos, a semana da vitória começou a ser construída.

Domingo - dia 19/10/2014

Faltam 7 para a eleição. Com a fé inquebrantável na vitória e a certeza, cada vez maior, que não se pode deter a primavera. Não deve haver pesquisa que abale, particularmente as feitas com o "rigor científico" da sensus (e por onde anda o instituto paraná?), a conversa vazia sobre a Petrobrás (repararam que deu uma sumidinha da mídia? Corresponde a um nome do PSDB na lista), a ideia de que tudo vai mal (vai, para o condomínio PSDB/DEM/PPS que faz provavelmente a pior oposição do século) e do "mar de lama", que existe apenas no lacerdismo dessa campanha. Aécio sabe do que está falando? Ele é neto de Tancredo Neves, ministro da justiça de Vargas, aquele presidente que se suicidou, atacado, caluniado e, por fim,com seu gesto, quem fez a mídia vagabunda da época - o globo a frente - recuar ao fundo do palco, além de deter um golpe. Aécio sabe o que significa na história do Brasil o mar de lama? Duvido, ele parece ter fugido da escola. Aliás, ele não estudou economia? Por que não conhecemos um único artigo seu sobre nada relevante, nem um mísero discurso decente de líder da oposição? Bem, escrever não é seu forte e muito menos ser líder. Governou Minas - do Rio - entregando o estado ao seu vice. Ele enfrenta uma mulher, militante desde a juventude, galgou postos de estudo e de comando, foi secretária, ministra, Presidente e aliada a um programa de desenvolvimento, crescimento, emprego, renda; com ampliação da regulação e da ação estatal; que combateu a corrupção, desenvolveu um enorme programa de obras públicas, construiu creches, e um enorme número de realizações. Prefere votar em Aécio e em seu "mar de lama"? É do jogo, é da democracia. Sem problema, ser infeliz é uma opção. Mas deixe em paz quem quer votar no PT, não agrida, xingue ou se imagine superior. O Brasil em que você acredita não existe mais. Dia 26, ‪#‎DilmaRoussef‬‪#‎vota13‬‪#‎ondavermelha‬. Dilma vai vencer de 4 a 5 pontos e, apesar dos tucanos, há de ser outro dia, porque o novo tempo já começou e não vai parar.

Sábado, dia 18/10/2014:

1-
Desejo bom dia aos meus amigos. Desejo também um bom dia ao eleitor de Aécio Neves. Tranquilizem-se aqueles que estão movidos pelo ódio; que pensem no amor - e esqueçam Feliciano, Malafaia, Serra, Marina, Lobão, Reinaldo Azevedo e os economistas cuja visão de mundo é uma planilha excel. E, pelo menos, plantem em sua mente uma dúvida razoável se é possível votar em alguém tão limítrofe e incapaz de ideias próprias. Havendo dúvida, lembrem-se de São Francisco: onde houver dúvida, leve-se a fé. A fé em outro Brasil que vai mudar mais, mas que voltaria atrás se Aécio vencesse. Dia 26,  Dilma a frente de 4 a 5 pontos.
2-
Acabo de ler o "Manifesto da Esquerda Democrática" Pró-AÉcio. Ao terminar tenho um gosto esquisito na boca. Assinam nomes muito respeitáveis, eventualmente conhecidos nossos. Com todo respeito, boa parte do texto é a crença de que Aécio e o PSDB são outra coisa, a qual eles certamente não são como prova a história recente do país. Por outro lado, parece ser uma tentativa de justificar um voto de esquerda porque rejeitam o PT, ainda que boa parte do que advogam seja o que vem fazendo ... o PT. Vejam estes trechos (entre aspas):
"Aécio Neves e aliados representam uma oportunidade para que se retomem os fios rompidos da vasta tradição do reformismo democrático no Brasil. Seu governo poderá dar seguimento às vitoriosas políticas sociais dos últimos anos. Programas de grande impacto social, como o Bolsa Família, o Mais Médicos e o Minha Casa Minha Vida, podem e devem ser aperfeiçoados, reestruturados e ampliados. O Estado precisa continuar a ser recuperado como fator de regulação econômica e de promoção do progresso social" (...)
"Precisamos de governos que bloqueiem a corrosão que os interesses privados vêm promovendo no campo público, como ocorre no SUS, na educação e na política assistencial". 
1 - retomar reformismo democrático??? Aécio???? O PSDB ???? seus aliados ????
2 - Seguimento???? Mas como, todos esses programas são desenvolvidos e concebidos em governos do PT. de alguns eles fizeram oposição. Criaram a fábula da paternidade do bolsa-família, programa que os eleitores médios de Aécio odeiam. O Aécio e o PSDB/DEM/PPS é que farão isso???
3 - Estado regulador e promotor de progresso (sic) social?????? O PSDB e Aécio ????
4 - bloqueiem a corrosão dos interesses privados??? O que isso significa??? Aécio e o PSDB defender o interesse público em uma democracia social de mercado? Empresas estatais, regulação de concessões no interesse público? O fortalecimento de empresas como a Petrobrás e do BNDES????? Com Armínio Fraga????
Bem, se o Manifesto afirma ser esta a "esquerda democrática", qualquer outra que divirja desta deve ser stalinista, ou talvez eticamente inferior ou até outro adjetivo cunhado pela veja. Com todo respeito, sou de esquerda, não sou desinformado e defendo pontos semelhantes ... E QUE NÃO PODERÃO SER LEVADOS A CABO POR AÉCIO E SUA ALIANÇA DE CENTRO-DIREITA.
A boa notícia é que esses intelectuais se manifestaram. Eu sempre acho válida esta dimensão pública. 
Democraticamente divirjo do tom, do conteúdo e do voto. Mas é ótimo que tenham posição. Quando Dilma vencer terão a oportunidade de debater as políticas do governo, de novo, do PT.
3-
Da série: para que serve a justiça eleitoral? Sei, a pergunta parece retórica. Exige registro de pesquisas, não entende nada disso, aceita qualquer coisa e autoriza. Funciona todo o tempo, fora dos períodos eleitorais, com uma burocracia enorme que poderia servir em outras planícies. E vem agora com parcialidadades estranhas: o programa de Dilma não pode mais falar do aeroporto de aecin nas terras da família. Usar a petrobrás, depoimentos vazados sem provas e pesquisa sensus pode. A campanha de Dilma vem lutando contra os rentistas, os oportunistas, parte do PMDB, a imprensa golpista, fora os adversários tradicionais e uma justiça eleitoral com dois pesos. E, mesmo assim, teve 44 milhões de votos. Dia 26, serão mais de 55 milhões, e 4 ou 5 pontos a mais. Aécio? Nunca!
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/…/tse-proibe-dilma…/

4-
Uma certa parte do eleitorado realmente acha que esta eleição é um embate pela moral, a família e os bons costumes, com Aécio tornando-se o campeão da moralidade pública. Até no PT tem pessoas que caem na esparrela de que a eleição é sobre Aécio ser uma ameaça aos programas sociais. Não , amigos, não é. É muito, mas muito mais, que isso. É uma eleição que interfere sobre a posição brasileira no mundo e seus recursos hoje e amanhã. é sobre desenvolvimento, é sobre soberania, é sobre poltícas públicas mais universais. E é sobre petróleo. Vejam este link: http://www.jornalggn.com.br/…/o-pre-sal-na-mira-dos-apoiado… . Alguém ainda acha que Aécio é o coroinha da paróquia???? Ele é o corifeu dos mercados, com Armínio como ministro. Ruim e sem liderança como é sera o governo dos assessores da planilha. Aécio? Nunca.
_____________

Sexta, dia 17/10/2014:

Nem na última eleição, com a selvageria moralista de Serra, as pesquisas desceram a um nível tão crítico. Mas nada explica a atitude dessa tal sensus. Ao fim da tarde, a mais nova candidata a seguidora da veja, a Isto É, voltou a divulgar uma pesquisa. Não indico link porque lugar de lixo é no lixo. O resultado, na estimulada, é 56,4% de Aecin x 43,6% de Dilma .Uma vantagem de 12,8 pontos. Atenção: semana passada a vantagem era de 17%, lembram? Pois bem: os indecisos vão aos 12%. Se esse milagre estatístico operasse com algum nível de verdade, Aécio despencou e vai desfazer. O sensus resolveu se aproximar mais de outros resultados, ao mesmo tempo em que mantém a liderança de Aécio. Se a sensus fez o que parece, montou uma amostragem camarada, o resultado é péssimo para Aécio. Ele despencou na amostragem de locais amigos. Se eu fosse os tucanos ficaria preocupado. Agora que tem denúncia contra presidente do psdb nos vazamentos do tal juiz Moro, a petrobrás desapareceu da cena da mídia. Repararam? E foi uma semana de trocas duras de acusações. Cada vez mais confiante. Meu "sensus" é que a frente de Dilma Rousseff vai se consolidando. Aécio deveria se abraçar aoss seus amigos da sensus pois nem as amostragens amigas vão salvá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário