terça-feira, 17 de julho de 2012

Temas relevantes 1 - Brasil


Como muitos sabem, o IPEA é um celeiro de pesquisas muito relevantes para o tema que propomos refletir aqui. Uma publicação importante é o "Políticas Sociais - acompanhamento e análise" nº 19, 2011 . É possível baixar todo o conteúdo, seus dados são basicamente 2008/2009/2010. Vale a pena também ver o conjunto de livros do IPEA denominado "Brasil em Desenvolvimento 2011", vols. 1 e 2, também disponíveis para download. 

Na primeira publicação, na parte relacionada a trabalho e renda, os pesquisadores observaram a necessidade do enfrentamento de 3 desafios: políticas públicas de inserção, qualificação, intermediação; garantir regulação e direitos; o compromisso para a plena utilização de mão de obra no país. Isto em um cenário, para 2010, onde o mercado de trabalho apresentava valores muito positivos.

Já na segunda publicação citada, o tema do financiamento de políticas é um ponto central, basicamente em saúde, educação, infraestrutura; bem como sobre o a necessidade em ampliar a formação bruta de capital fixo, recursos para inovação e os temas do sistema tributário e das compras públicas.
Estes pontos são importantes, no momento em que o debate sobre financiamento em educação e saúde, em particular, ganha corpo. Este debate desfocado do papel do Estado e dos níveis de investimento público, bem como do escopo das políticas associadas ao bem-estar, é vazio, ideologicamente irresponsável e politicamente mal orientado. Não leva em conta " escolhas trágicas" ou política tributária e fiscal. Atual e imprescindível debate.



Nenhum comentário:

Postar um comentário