terça-feira, 17 de julho de 2012

Temas relevantes 2 - Europa Ocidental


Creio não haver dúvida sobre a relevância do espaço europeu para o debate sobre políticas de proteção e bem-estar social em geral. Como alguns sabem, o termo "welfare state" tem origem inglesa, oriundo do período da segunda grande guerra e posteriormente. Com nuances conhecidas, na Alemanha é usual  referir-se a  "Soziale Marktwirtschaft" (economia social de mercado), enquanto os franceses denominam o conjunto de políticas como "état providence" (estado providência). Mas atenção: estas expressões não são sinônimas, antes elas também refletem características sócio-culturais e perspectivas de bem-estar não idênticas. 
Há muitos endereços interessantes de pesquisa. Quem deseja um espectro amplo neste debate vale destacar o Instituto Max Plank para Direito Social e Política Social (Max-Planck-Institutfür Sozialrecht und Sozialpolitik). AQUI é possível encontrar muitos textos sobre o debate e os rumos das políticas públicas de bem-estar na Europa e fora dela.
O Conselho de Pesquisa Social da Grã Bretanha (Economic and Social research Council - ESRC) mantém um programa de papers denominado European Research Papers de grande interesse para nosso tema. AQUI pode ser encontrado um link para os papers. Infelizmente os textos são do início dos anos de 2000, mas muitos mantém atualidade.
O Instituto Universitário Europeu (European University Institute - EUI) de Florença mantém programas de pós graduação, pós doutorado e pesquisa e tem no debate europeu sobre políticas um dos seus pontos fortes. AQUI você encontra uma página de pesquisa com o tema "política social" e há um sem número de publicações associadas às diversas políticas.
Há uma vastidão de fontes, mas por enquanto me atenho a estas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário